Viseu: “Verão na Cidade-Jardim”




Em Viseu, o mês de agosto traz consigo novas propostas e um convite especial. É já a partir de hoje, dia 6 de agosto, que o Campo de Viriato volta a ganhar vida, com o regresso de algumas das melhores experiências e sabores que nos recordam a Feira de São Mateus.
Recorde-se que esta edição do certame viseense foi cancelada em maio, face às circunstâncias e consequências da pandemia COVID-19.  Também o Parque Aquilino Ribeiro volta a acolher diversos espetáculos e concertos no seu palco, para além de passar a ser um novo spot privilegiado para a gastronomia.
“Viseenses, visitantes e turistas vão poder desfrutar do ‘Verão na Cidade-Jardim’, com esta retoma da programação, que é também enriquecida a partir desta sexta-feira. À extensa oferta cultural, somamos agora novos atrativos, como a gastronomia, tanto no Parque da cidade como no Campo de Viriato, entre outras experiências para todas as idades”, destaca a Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Conceição Azevedo.
A iniciativa “Verão na Cidade-Jardim” recupera, ainda que em pequena escala e cumprindo com todas as indicações e normas em vigor, algumas das tradições do “feirar”, tão bem presentes na memória de viseenses, visitantes e turistas. A partir de 6 de agosto, o Campo de Viriato terá operadores do Bairro da Restauração, das farturas, da street food, mas também das famosas enguias da Murtosa e doçaria.
A música assume igualmente um lugar principal na animação do Campo de Viriato, num palco instalado junto ao espelho de água que acolherá diversos concertos “made in” Viseu, com uma plateia limitada e controlada através de um sistema eletrónico de pré-reserva de ingressos, como até agora tem sido adotado.
A abertura deste novo espaço de programação do “Verão na Cidade-jardim” é marcada pela atuação do Coro Mozart, na sexta-feira, pelas 21 horas. A banda Duplo Sentido e o Grupo de Cantares Pedra Moura são também grupos convidados deste primeiro fim de semana do Campo de Viriato, com atuações no sábado e domingo, respetivamente, também pelas 21 horas.
Por estes dias, e até 21 de setembro, os visitantes poderão contar com a oferta de produtos de têxtil, artesanato, mobiliário, entre outros.
Em data oportuna, ainda a comunicar, e em virtude das novas medidas de desconfinamento anunciadas pelo Governo e que entraram em vigor no passado domingo, dia 1 de agosto, que possibilitaram a retoma da atividade dos equipamentos de diversão, desde que devidamente autorizada e em cumprimento com os protocolos definidos pela Direção-Geral de Saúde, a programação no Campo de Viriato abrirá também espaço à instalação de equipamentos de diversão.
“O anúncio do levantamento progressivo de algumas das restrições permitem-nos retomar e alargar a programação do ‘Verão na Cidade-Jardim’, de forma organizada, prudente e responsável. Continuamos empenhados, num trabalho estreito com a nossa Proteção Civil e autoridades de saúde, em apostar na retoma cultural e económica em Viseu, sem esquecer a segurança de todos os que fazem a iniciativa e de quem reside e nos visita”, conclui a Presidente da Câmara.

Parque Aquilino Ribeiro retoma a sua programação e abre espaço à gastronomia

No Parque da Cidade, é também neste final de semana que novos operadores da restauração se instalam na “avenida” principal, proporcionando novas experiências gastronómicas todas as semanas, ao ar livre.
O programa cultural volta a preencher a agenda. O palco do pulmão verde da Cidade-Jardim recebe o concerto do grupo Ilogicool, na sexta-feira, pelas 21H30. Já no fim de semana, as propostas passam pelo concerto da cantora e compositora Dullia (sábado, pelas 21H30), por atividades de saúde e bem-estar – HIIT Adultos e Cross4Kids – (domingo, entre as 10 e as 12 horas), e a peça de teatro “Às escuras no Casino”, do GICAV (domingo, com sessões pelas 18 horas, 18H25 e 18H50).
Mas as propostas não terminam pelo Campo de Viriato e pelo Parque da Cidade. No Museu Almeida Moreira, pelas 17 horas, realiza-se a conferência “Uma Farmácia, um Jardim”, com o curador do Museu da Farmácia, Gonçalo Magno. Já na Incubadora do Centro Histórico, na Galeria CAVA, inaugura uma nova exposição de cerâmica e ilustração, com o apoio do VISEU CULTURA, intitulada “Piquenique”, da autoria de Liliana Velho e Rosário Pinheiro, no sábado, pelas 18 horas. No domingo, os Jardins da Casa do Miradouro acolhem a peça de teatro “Um par de jarras palheto”, do Teatro Viso Eu.
A par destas iniciativas, os Museus Municipais têm preparado um conjunto de atividades para toda a família.
O “Verão na Cidade-Jardim” é uma iniciativa do Município de Viseu. A VISEU MARCA, a ACDV (Associação Comercial do Distrito de Viseu), o Turismo do Centro, a AHRESP (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal), a CIM Viseu Dão Lafões e a Mistolin são parceiros nesta organização.
São patrocinadores do evento no Campo de Viriato a Sumol, a Super Bock, a Galp, a Delta, a Litocar e a Rede Expressos. O Correio da Manhã é também Media Partner.
Todas as novidades estão disponíveis em www.veraonacidadejardim.pt , assim como nas redes sociais de Facebook e Instagram. A reserva de ingressos deverá ser realizada através do site oficial da iniciativa.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Facebook