Tondela: Evento Brancos Dão alargado a dois dias

Pub

Evento Brancos Dão
Apresentação Brancos Dão




O evento Tondela Brancos Dão vai decorrer este ano durante dois dias, conta com vinhos de quatro regiões demarcadas e a música de Ana Bacalhau, num investimento de 33 mil euros, anunciou ontem o presidente da câmara.

“A generalidade dos produtores e das pessoas que estão associadas ao evento entendem que só um dia poderá não se tirar o proveito potencial que o evento tem”, explicou hoje José António Jesus.

Na apresentação da quarta edição do Tondela Brancos Dão, que se realiza a 06 e 07 de Julho, o autarca indicou que o principal foco continua a ser o dia de sábado, que este ano conta com a presença de uma cantora com raízes na região de Tondela, Ana Bacalhau, vocalista dos Deolinda que também apadrinha o evento.

“O Dão é sempre a essência, o foco, e o grande pilar deste acontecimento, mas queremos enriquecê-lo, até pela comparabilidade de produtos, e por essa razão, este ano, além do Dão, o Douro, a Bairrada e a zona dos vinhos verdes estarão presentes neste evento”, anunciou o autarca.

José António Jesus não escondeu que o objectivo é, desde a primeira edição, “percorrer todas as regiões do país, de forma gradual” e, nesse sentido, acredita que em “mais duas edições estarão todas as regiões presentes” e, com isso, “ter uma escala para saber se, no futuro, saber se se justifica, ou não, ter uma mostra nacional com todas as regiões demarcadas”.

“Neste momento, está identificado um investimento de 33 mil de euros, mas assim que o Centro Tecnológico e de Empreendedorismo esteja executado, obra que a breve trecho terá o seu início, os custos serão menores”, salientou.

O autarca defendeu que, sendo a tenda “o custo principal” do evento, com a conclusão daquele centro “haverá um espaço muito privilegiado para este tipo de eventos”, o que também “reduzirá significativamente o investimento” no Tondela Brancos.

Este ano, a organização promove uma prova de BTT que o vereador do Urbanismo e Desenvolvimento Rural, Pedro Adão, responsável pela organização do certame, considerou ser “um desafio para quem pratica” a modalidade e uma forma de “dar a conhecer as raízes do enoturismo” no município, num circuito de 30 quilómetros com paragens e provas nas três quintas por onde passa.

O vereador também avançou com a novidade de um espaço infantil, uma vez que “nas edições anteriores foi sentida a necessidade de dar apoio às crianças das famílias que se deslocam a este evento, para dar mais tempo aos pais para apreciarem os vinhos, as provas comentadas e os ‘showcookins’”.

Para o futuro, o presidente da Câmara não esconde a vontade de concretizar uma outra dimensão do projecto do Tondela Brancos, ou seja, “o aumento de quintas que tenham espaço de enoturismo com provas” e, neste sentido, José António Jesus disse que “já há produtores a fazerem esses estudos” tendo em vista a existência de “oferta durante todo o ano”.




Pub

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*