Restauro da pintura mural do teto da capela da Casa dos Arcos em SC Dão está concluído




O restauro da pintura mural do teto da capela da Casa dos Arcos, em Santa Comba Dão, que tinha sido iniciado no verão do ano passado, já foi concluído, anunciou hoje a Câmara de Santa Comba Dão.

“Com imagens dos quatro evangelistas e de anjos a enquadrar a cena da assunção de Nossa Senhora, a pintura do teto apresentava vários elementos pictóricos degradados e sem qualquer leitura, agora revelados pelo trabalho da equipa de técnicos especializados”, explica.

Segundo a autarquia, “os trabalhos incluíram intervenções ao nível da limpeza (mecânica e química), consolidação, fixação, preenchimento e respetivos nivelamentos, bem como desinfestação de estruturas, tendo em vista a estabilidade dos suportes para posterior reintegração nas zonas em falta da policromia original”.

“O vasto conjunto de trabalhos desenvolvidos – antecedidos de estudos e investigações preliminares – tiveram em vista a salvaguarda do conteúdo histórico e iconográfico da talha dourada e policromada, dos elementos arquitetónicos e decorativos, bem como da sua função litúrgica”, acrescenta.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Facebook