Quinta da Cruz, em Viseu, recebe nova exposição sobre gastronomia
Este domingo, dia 4 de Agosto, pelas 18h00, a Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea de Viseu inaugura uma nova exposição: “Notas Visuais sobre Sabores e Devaneios”, criada pela artista viseense Inês Flor.
Parte integrante do projecto “A Gastronomia e o Resto”, que já conta com a exposição da ilustradora gastronómica de Taiwan Leslie Wang, esta nova mostra aborda a perspectiva da autora sobre os sabores e a comida.
Com recurso a desenhos de esferográfica, tirando partido do uso de sobreposições em expressivos tons negros, esta nova exposição ilustra algumas das memórias, partilhas e fantasias da artista, em torno da mesa de refeições. A exposição estará patente até 1 de Setembro.
Para Inês Flor, “é na cultura da terra, na colheita e na preparação dos alimentos, até à sua chegada à mesa, que se desenvolve um amor sem igual, tantas vezes capaz de reconfortar e curar tristezas.”
Inês Flor é uma artista plástica e ilustradora freelancer que reside em Viseu há cerca de 7 anos. Iniciou a sua actividade em 2017 e as suas obras são caracterizadas por um trabalho manual minucioso e demorado.
O projecto “A Gastronomia e o Resto”, promovido pela Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea de Viseu, lançou o desafio a uma ilustradora internacional e a três artistas locais para organizar um calendário de quatro exposições com base nos sabores e na cozinha da região, no ano em que Viseu se assume como “Destino Nacional de Gastronomia”.
Uma das alas da Quinta mantém, durante toda a temporada, até 24 de Novembro, a exposição “A Journey Throught Taste” da ilustradora de Taiwan, Leslie Wang, que inaugurou a 6 de Julho. Já a outra ala do Museu receberá uma rotação mensal de novas propostas de ilustradoras naturais de Viseu, convidadas para este projecto: Inês Flor (de 4 de Agosto a 1 de Setembro), Carolina Maria (de 14 de Setembro a 13 de Outubro) e Rosário Pinheiro (de 26 de Outubro a 24 de Novembro).