Município de Oliveira de Frades no combate à vespa velutina




A vespa velutina, mais conhecida por vespa asiática, é uma espécie invasora e predadora de abelhas e outros insetos, provocando graves danos nas atividades apícola eagrícola, assim como para a biodiversidade e ecossistemas e,  ainda, para a segurança dos cidadãos. Os primeiros avistamentos desta espécie no concelho foram registados em 2015 e os primeiros ninhos no ano seguinte. Após anos de decréscimo sustentado de ninhos desde 2018, este ano verificou-se um aumento significativo de novas colónias, conforme se tem verificado, também, noutras regiões do País.
Nesse sentido, no âmbito de uma candidatura efetuada em parceria com a CIMVDL, o Município irá proceder, brevemente, à instalação de centenas de armadilhas com o objetivo de conter a proliferação desta espécie, assim como outras medidas de informação e sensibilização a toda a população.
Caso aviste algum ninho de vespa velutina,a autarquia oliveirense aconselha a que evite aproximar-se ou eliminá-lo, devendo contactar o Serviço Municipal de Proteção Civil que procederá à sua eliminação nas devidas condições de segurança.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Facebook