Mais de 80 concelhos de nove distritos em risco máximo




Mais de 80 concelhos dos distritos de Vila Real, Aveiro, Bragança, Guarda, Coimbra, Santarém, Castelo Branco, Portalegre e Faro apresentam hoje risco máximo de incêndio, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental em risco muito elevado e elevado de incêndio rural.

Segundo o instituto, o risco de incêndio rural vai manter-se elevado em algumas regiões do continente pelo menos até sábado.

O risco de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado, apresentando-se temporariamente muito nublado na faixa costeira, em especial a sul do cabo Mondego.

A partir da tarde, o IPMA prevê um aumento temporário de nebulosidade no interior norte e centro, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros dispersos em zona de montanha, e trovoadas, que poderão ser secas.

Está também previsto vento em geral fraco, do quadrante sul na região Sul até início da tarde, soprando moderado no litoral oeste, em especial durante a tarde, e por vezes forte de nordeste nas terras altas das regiões Norte e Centro até meio da manhã.

A previsão aponta ainda para uma pequena subida da temperatura mínima, mais significativa nas regiões Norte e Centro, e uma descida da máxima na região Sul.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 16 graus Celsius (em Aveiro e Leiria) e os 25 (em Portalegre e Castelo Branco), e as máximas entre os 28 (em Aveiro) e os 39 (em Castelo Branco).




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Facebook