LIDAIRADA NA COMENDA: A MÚSICA AO VIVO ESTÁ DE VOLTA A SÃO PEDRO DO SUL




Sob a designação Lidairada – uma palavra criada por Aquilino Ribeiro, que significa azáfama, grande lide, lufa-lufa – este festival pretende oferecer à população desta região do interior a fruição de atividades culturais de elevada qualidade, com espetáculos musicais, sessões de cinema, artes performativas e workshops.
Com o centro das atividades na Quinta da Comenda, em São Pedro do Sul, propriedade com origem anterior à fundação de Portugal e que chegou a pertencer a D. Teresa, mãe de D. Afonso Henrique, permitindo aos participantes viver espetáculos num cenário único, bem como conhecer e participar no quotidiano da Quinta.
Paralelamente, a Lidairada irá promover um conjunto de atividades de valorização do património natural e cultural nas aldeias de S. Pedro do Sul, através de uma parceria com a Associação Fragas-Aveloso.
Depois de uma primeira edição onde se reuniram nomes como Lula Pena, Tó Trips, Angelica Salvi e as Vozes de Manhouce, a LIDAIRADA está de regresso com um programa imperdível.

JP SIMÕES E JOÃO AFONSO TRIO PROTAGONIZAM ESTE REGRESSO DA MÚSICA AO VIVO A S.PEDRO DO
SUL
● ESPETÁCULOS A 14 E 28 DE AGOSTO
● BILHETES A 10 €
● ENTRADA LIMITADA COM LUGARES SENTADOS

PROGRAMA COMPLETO
1a LIDAIRADA

14 agosto, Quinta da Comenda

Atividades na quinta e visitas guiadas
19h Concerto – JP Simões
Cantor, compositor, letrista, contista e dramaturgo, JP Simões tem uma longa e reconhecida carreira.
Depois de integrar os Pop Dell’Arte em meados dos anos 90 esteve nos Belle Chase Hotel, com os quais editou dois álbuns. Mais tarde editou um álbum no Quinteto Tati antes de iniciar, em 2007, uma discografia em nome próprio com o álbum “1970”, aos quais se seguiram “Boato” (2009), ”Onde Mora o Mundo” (de 2010, com Afonso Pais), “Roma” (2013) e mais “Tremble Like a Flower” (2017), como Bloom.

15 agosto

Aveloso Sul (10:00h)
Há vida na Ribeira da Vagem – Programa Ciência Viva no Verão
inscrições em Ciênciaviva.pt
Cineteatro Jaime Gralheiro, São Pedro do Sul (21:30h)
Cinema – Apresentação do documentário ‘Bustarenga’, com a presença da realizadora Ana Maria Gomes

2a LIDAIRADA

27 de agosto, Quinta da Comenda (21:00h)

Cinema – “Ainda há pastores” – Jorge Pelicano

28 de agosto, Quinta da Comenda

Atividades na quinta e visitas guiadas
19h Concerto – João Afonso Trio
Colheu influências da música urbana africana e da música popular portuguesa, esta última pela influência de Zeca Afonso. A sua colaboração em Maio Maduro Maio (1994), em parceria com José Mário Branco e Amélia Muge, valeu-lhe a atribuição do Prémio José Afonso.
O seu primeiro álbum a solo Missangas, fez jus ao título de Melhor Voz Masculina Nacional, distinção do jornal Blitz. Seguiram-se Barco Voador, Zanzibar e Outra Vida., neste último, já com a direcção musical e arranjos de João Lucas. Com ele ao piano, estruturou Um Redondo Vocábulo (2009), apenas com canções de Zeca Afonso. A sua colaboração estendeu-se ainda a álbuns de Júlio Pereira, Luís Pastor, Uxía, Filipa Pais e a bandas como o Grupo Mestisay e Quinta do Bill.[2]. Em 2014 edita “Sangue Bom” Músicas de sua autoria de poemas de Mia Couto e de José Eduardo Agualusa.
Na LIDAIRADA João Afonso apresenta “Viagens”,um espetáculo intimista, em trio, onde a sua voz é abraçada por um generoso e colorido universo sonoro, com as guitarras e efeitos de Miguel Fevereiro e de António Pinto.

29 – Quinta da Comenda (10:00h)

Há vida no Rio Trouce – Programa Ciência Viva no Verão
inscrições em CiênciaViva.pt
Pode consultar a localização geográfica dos vários eventos em https://bit.ly/32Hjnoq , assim como sugestões de possíveis locais para alojamento e restauração.
Visite as aldeias e promova a economia local!
* Todas as atividades são gratuitas, com exceção dos concertos de JP Simões e João Afonso Trio,
que terão um bilhete de 10 €.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Facebook