III Feira do Biológico & da Natureza, em Vila Maior




A freguesia de Vila Maior, no concelho de São Pedro do Sul, acolheu no passado fim de semana, a 3ª edição da Aldeia Bio – Feira do Biológico & da Natureza.

A edição deste ano contou com a presença de Rui Martinho, secretário de estado da agricultura e do desenvolvimento rural, na inauguração do certame.

Para além da Feira do biológico e da natureza, o certame contou ainda no sábado com a realização de um seminário subordinado ao tema “Os produtos biológicos transformados”.

No Domingo, em paralelo coma feira, decorreu um passeio BTT e um percurso pedestre, que proporcionaram aos visitantes a possibilidade de conhecerem melhor esta freguesia do concelho de São pedro do Sul e em especial as suas explorações biológicas.

Na abertura do seminário de sábado, o presidente da junta de freguesia de Vila Maior, Paulo Lima, lembrou os objetivos iniciais deste certame, sublinhado, que com o passar do tempo, o evento cresceu, alargando em muito a sua abrangência.

Já o vereador António Casais, em representação do município sampedrense, deu conta, que atualmente, já são vinte sete os produtores biológicos no concelho.

O autarca, destacou ainda, o fato de ter sido, durante a primeira edição do certame, que se começou a equacionar a criação de uma bio região, que se viria a concretizar no final de 2018.

Durante a inauguração do certame, no Parque Desportivo e Recreativo da Cobertinha, o vice-presidente da autarquia, Pedro Mouro sublinhou a necessidade de valorizarmos o nosso património e a forma como produzimos.

Pedro Mouro, alertou o secretário de estado da agriculta, para a necessidade de o governo simplificar o acesso dos pequenos agricultores, aos apoios disponibilizados, quer pelo Estado, quer pela União Europeia. Em período de seca, o vice-presidente do município sampedrense, lançou ainda um apelo a toda a população, para a necessidade da poupança de água.

Já o secretário de estado da agricultura, rui martinho, afirmou que esta região é um exemplo para o país, destacando o fato de ter sido aqui, que foi criada a primeira bio região de Portugal. Rui Martinho, sublinhou que o exemplo de São Pedro do Sul, tem disso replicado um pouco por todo o país. O secretário de estado deixou a promessa, que o governa continuará a apoiar este tipo de projetos, apelando aos agricultores, para que apenas estejam atentos aos avisos lançados.





Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Facebook