Festival de Imagem de Natureza de Vouzela regressa diferente e com novo nome
O Festival de Imagem de Natureza renasce em 2022, de 06 a 08 de maio, “após dez edições, para um novo ciclo, evolutivo, diferente, sustentável, mas que continua a ter na sua génese a valorização do património natural, paisagístico e da biodiversidade”.
Segundo um comunicado de imprensa da Câmara de Vouzela, “através da imagem de natureza”, a organização pretende “continuar a passar uma mensagem de preservação dos ecossistemas, valorizando, em particular, o território que o acolhe, o Parque Natural Local Vouga Caramulo, em Vouzela, a primeira área protegida com gestão local do país, criada em 2015”.
“Apesar dos objetivos e dos valores do festival se manterem intactos, esta nova fase traz um novo fôlego ao evento que, a partir de 2022, se passará a chamar In situ, uma expressão com origem no latim, que remete para um contexto pleno de elementos únicos e intrínsecos de um determinado local, que no seu conjunto lhe conferem uma identidade própria”, justifica.
Assim, continua a nota de imprensa, “aplicado ao território vouzelense, berço da XI edição do Festival de Imagem de Natureza de Vouzela, o In Situ pretende enaltecer os elementos identitários e endógenos do território, nomeadamente os seus abundantes valores naturais, promovendo a sua preservação e valorização”.
“Um dos eventos mais importantes e emblemáticos do concelho de Vouzela, no distrito de Viseu, continua a integrar exposições, workshops, palestras com fotógrafos e o concurso Generg – Fotógrafo de Natureza do Ano”, refere o documento.