ETAR DE VALGODE EM PLENO FUNCIONAMENTO (C/áudio)




A Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Valgode já se encontra em pleno funcionamento, após a ativação da nova Estação Elevatória das Termas.

Grande parte do saneamento do concelho é encaminhado para a ETAR de Valgode, o que significa que a entrada em funcionamento deste equipamento contribui eficazmente para a despoluição do Rio Vouga, com a resolução de mais de 90% dos problemas existentes, estando asseguradas todas as condições para devolver o rio à população.

Com a despoluição do rio, o Município está a preparar, junto da APA (Agência Portuguesa do Ambiente), a formalização do pedido de classificação, quanto à qualidade da água, de diversas zonas do concelho.

Em declarações à Lafões, o vereador Nuno Almeida, salienta o momento histórico, em termos ambientais para o concelho e perspetiva o que poderá acontecer no futuro próximo.

A empreitada de requalificação da ETAR, uma infraestrutura intermunicipal, foi comparticipada pelo Fundo de Coesão em 85% através do POSEUR e do Portugal 2020 e representa um investimento de cerca de 4 milhões de euros.

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Facebook