Dia Mundial da Árvore assinalado com ações de plantação




O Município de Tondela promoveu, durante o dia de hoje, várias ações de plantação de árvores de espécies autóctones, envolvendo a comunidade.
Estas ações, associadas ao Dia Mundial da Árvore, que se assinala hoje, têm como objetivo sensibilizar para a importância da preservação da floresta.
Durante a manhã, foram realizadas ações de reflorestação com espécies autóctones, nos Baldios do Coelhoso, onde serão plantados 320 carvalhos, e nos Baldios de Dardavaz, com a plantação de 20 pinheiros mansos e 20 carvalhos  americanos, nas Freguesias de Castelões e Dardavaz, respetivamente.
A plantação envolveu os alunos dos Jardins de Infância de Campo de Besteiros, de Castelões e de Alvarim, bem como os alunos da Escola Primária de Outeiro de Baixo.
Estas ações, realizadas em parceria com a CIM Viseu Dão Lafões, contaramcom a presença da presidente da Câmara  Municipal de Tondela, Carla Antunes Borges, dos técnicos do município de Tondela, dos presidentes das juntas de
freguesia, dos compartes dos baldios, dos Bombeiros Voluntários de Tondela, dos Bombeiros Voluntários de Vale de Besteiros, dos técnicos e das Brigadas de Sapadores Florestais da CIM e dos sapadores da Associação de Freguesias
da Serra do Caramulo.
Da parte da tarde, foi plantada uma tília, no parque Urbano, com a presença dos utentes da Cooperativa Vários.
A presidente da Câmara Municipal de Tondela, Carla Antunes Borges, realçou a importância destas ações, que se revelam necessárias para proteger as florestas, sensibilizando também os mais novos para esta causa.
Sobre a plantação simbólica da tília, a autarca explicou que “vem ajudar a repor algumas das árvores que foram cortadas no espaço, por motivos de doença e danos na sua estrutura, dando assim mais cor e vida ao Parque Urbano”.

No Parque Urbano foram plantadas, ao longo das últimas semanas, cinco tílias, quatro áceres, oito caneleiras, duas magnólias e cinco cerejeiras jardim. Junto ao pavilhão desportivo foram também plantados 12 plátanos.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Facebook