Câmara de Lamego reabilita Torre dos Figos no Bairro do Castelo




A Torre dos Figos, situada no Bairro do Castelo de Lamego, vai ser transformada num novo polo de dinamização cultural e turística da cidade, anunciou hoje a autarquia.

“Este investimento municipal integra um processo de regeneração mais abrangente, iniciado em 2007, com o projeto Viver Lamego e as parcerias para a regeneração urbana, que trouxeram uma nova vida à cidade, a nível paisagístico e urbanístico”, explica o presidente da Câmara de Lamego, Francisco Lopes.

A reabilitação da Torre dos Figos acontece no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, cofinanciado em 85% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), num investimento superior a 381 mil euros.

Com o projeto de regeneração urbana Viver Lamego, a autarquia conseguiu dar “uma nova dinâmica cultural e social ao Bairro do Castelo, na sequência da reabilitação de vários edifícios de elevada qualidade patrimonial”.

O castelo e a cisterna (dois monumentos nacionais) e o Núcleo Arqueológico da Porta dos Figos mereceram especial atenção da autarquia. Este “museu polinucleado que conta as diversas histórias da multimilenar cidade de Lamego” ganhará um novo polo após as obras na Torre dos Figos.

“A realização de uma reunião de câmara que juntará, simbolicamente, os membros eleitos pelos lamecenses à Câmara Municipal será o primeiro ato a decorrer neste novo espaço de valorização do nosso património histórico”, anuncia Francisco Lopes.

A Torre dos Figos teve diversas utilidades ao longos dos tempos. Foi Torre Militar Albarrã e, posteriormente, Casa da Câmara (entre o século XIV e o século XIX).

Segundo a autarquia, atendendo ao seu “elevado valor patrimonial, o projeto de arquitetura vai recuperar e regenerar a sua estrutura, fazendo a passagem do uso militar para o uso cívico”.

“Mais acima, outra intervenção do município de Lamego está a reabilitar a antiga Casa do Horto, um edifício até há bem pouco tempo também votado ao abandono”, acrescenta.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Facebook