Bruxelas aprova candidatura para prevenção de incêndios na região




A Comissão Europeia aprovou uma candidatura liderada pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, no valor de mais de 2,4 milhões de euros, para um projeto de novas metodologias para prevenção de incêndios florestais, foi ontem anunciado.

“O projecto terá a duração de três anos e tem como principal objectivo implementar técnicas inovadoras de fogo controlado e de silvopastorícia para criar faixas de gestão de combustíveis de forma a compartimentar o espaço rural e, assim, contrariar grandes manchas contínuas, que muito contribuem para a intensidade de propagação dos grandes incêndios”, refere o secretário executivo da CIM, citado num comunicado enviado à agência Lusa.

No documento, Nuno Martinho explica que “esta candidatura, agora aprovada e liderada pela CIM Viseu Dão Lafões, tem um valor global que ascende os 2,4 milhões de euros, numa parceria com a Junta de Extremadura, a Mancomunidad Integral Sierra de San Pedro, a Universidad de Extremadura e o Instituto Politécnico de Viseu”.

“Este é um projecto inovador para a região, ao permitir alavancar novas abordagens à prevenção dos incêndios florestais e ao fomentar a cooperação territorial. Por outro lado, é um projecto que vai ao encontro das medidas estabelecidas no Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas”, considera.

Segundo o documento, com este projecto, ‘Landscape Fire Project’, agora aprovado por Bruxelas, no âmbito do programa ‘LIFE – Environment and Resource Efficiency’, a CIM pretende “diminuir o impacto dos incêndios florestais ao nível ambiental, social e económico”.

“O projecto vai permitir capacitar, na nossa região, 25 técnicos superiores em fogo controlado e 50 operacionais de queima, para além da utilização da pastorícia para a redução da carga combustível dos espaços rurais”, salienta Nuno Martinho.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Facebook