Após testes sorológicos o Tondela regressa hoje aos treinos

Jogadores, equipa técnica, ‘staff’ e colaboradores do Tondela realizaram ontem testes sorológicos à covid-19 antes do regresso aos treinos marcados para hoje, referiu o diretor clínico do clube da I Liga de futebol.

 


“Hoje fizemos uma primeira abordagem da doença, da pandemia, um teste de imunidade, ou seja, um teste de hemoglobinas, que é baseado no sangue que é para saber se houve ou não contacto com a doença”, adiantou o diretor clínico do Tondela nos canais de comunicação do clube.

Eduardo Mendes explicou que, nesta fase, este teste “permite fazer um rastreio completo a todas as pessoas que estão envolvidas” com o clube e depois, “na próxima semana, está programado fazer um teste de PCR, que é o teste de diagnóstico virosal, que ficará para sábado”.

“Este dá-nos uma ideia se houve ou não contacto com o vírus, mas não nos identifica o vírus, o teste PCR é o teste de diagnóstico correto da presença ou não do vírus e os dois [testes] complementam-se”, acrescentou o médico.

Após os exames, realizados no clube por um laboratório externo, os jogadores regressam hoje aos relvados para “treinos individuais, em circuitos completamente separados”.

“Cada jogador entra em campo com um técnico a acompanhar e com um responsável do departamento médico e entrarão em circuitos independentes, sairão por circuitos diferentes, e nunca se irão encontrar em nenhuma dessas fases”, explicou o diretor clínico.

Esta é uma forma de “manter o rigor das medidas da Direção Geral da Saúde (DGS) como o distanciamento social” e “o uso de máscara sempre nas instalações e nos circuitos”, pormenoriza Eduardo Mendes.

“Levam a sua própria roupa de casa e têm a bola higienizada e tudo o que é pessoal ficará com eles e usam máscara no circuito, claro que no treino não, tanto nesta fase individual como depois, no treino conjunto, que em princípio será na próxima semana”, assumiu.

Entre os testes individuais e os conjuntos, “que já permitirão alguma proximidade”, Eduardo Mendes disse que serão “feitos os testes PCR, mas será mantido o rigor das medidas de distanciamento social, do uso de máscara nas instalações, circuitos independentes e lavagem frequente das mãos”.

Os treinos individualizados arrancam esta terça-feira, no complexo do Estádio João Cardoso, e, para isso, estão definidos seis horários para as sessões que irão ter dois jogadores por campo, quatro ao mesmo tempo, tendo em conta a existência de dois campos.

A SAD do Tondela informa também que o acesso ao complexo do Estádio João Cardoso está “totalmente proibido a elementos externos à estrutura profissional do Tondela, todas as instalações serão alvo de regulares ações de higienização, tal como de todos os circuitos externos de acesso aos treinos que ficarão definidos e conhecidos por todos os intervenientes, evitando desta forma, ao máximo, o contacto entre atletas e/ou staff”.

“Após um período de férias em confinamento social que teve início a 10 de abril, a equipa principal ‘auriverde’ retoma os trabalhos com vista ao reatar da Liga NOS que, tal como foi anunciado, irá recomeçar a partir do último fim de semana deste mês”, lê-se.

Aquando da suspensão do campeonato da I Liga de futebol, a 13 de março, por causa da pandemia da covid-19, na véspera da 25 jornada, o Tondela, 14 classificado, com 25 pontos, preparava-se para ir ao Estádio da Luz enfrentar o segundo classificado, Benfica, com 59 pontos.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Facebook