APELO A DADIVA DE SANGUE




A FEPODABES – Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue apela a todas as pessoas saudáveis que façam a sua dádiva de sangue, nesta altura muito exigente para a manutenção das reservas em níveis estáveis.

Precisamos da sua Dádiva de Sangue .

Dado ao número elevado número de contágios das últimas semanas e respectivos isolamentos profiláticos, têm conduzido a uma grande dificuldade em manter estáveis as reservas de componentes sanguíneos. Em simultâneo, as habituais infecções respiratórias sazonais têm contribuído para uma redução do afluxo de pessoas candidatas à dádiva de sangue.

Para ser uma pessoa dadora de sangue, basta ter entre 18 e 65 anos (o limite de idade para a primeira dádiva é os 60 anos) e ter peso igual ou superior a 50 kg. As pessoas candidatas à dádiva que tenham tido COVID-19 devem aguardar 14 dias e as que fizeram a vacina de reforço contra a COVID-19 deve aguardar 7 dias, para se candidatarem novamente.

Relembramos que os hospitais portugueses necessitam de cerca de 1000 unidades de sangue e componentes sanguíneos todos os dias , sendo que os homens, só podem realizar a sua dádiva de 3 em 3 meses e, sendo mulheres, de 4 em 4 meses.

Os grupos sanguíneos mais afectados, o “O positivo”, “O negativo”, “B negativo“, “A positivo” e o “A negativo”.

Para saber onde podem  dar sangue consultem  www.fepodabes.pt 




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Facebook