Termalistur no centro do debate político sampedrense

Balneário D. Afonso Henriques

A Termalistur – Empresa municipal, que gere os balneários termais de São Pedro do Sul e a forma como esta empresa é gerida, está a marcar a agenda política em São Pedro do Sul.

Na passada Sexta-feira, o conselho de Administração da Termalistur promoveu uma conferência de imprensa, onde expôs aquilo que considera ser o balanço a este mandato de quatro anos.

Durante o encontro com os jornalistas, Fernando Aido, vogal do Conselho de Administração, apresentou alguns números, começando por sublinhar que em termos totais o número de aquistas, ao longo do mandato subiu de 14.710 para 15.330.

O administrador sublinhou ainda o facto de o volume de negócios, ter aumentado na ordem dos 15%.

Os números apresentados pela Termalistur, foram contestados por Daniel Martins (Candidato do PSD à câmara municipal de São Pedro do Sul).

Se para o CA da Termalistur, a estância termal sampedrense continua a ser a maior de Portugal, já para o candidato social-democrata, as termas sampedrenses em termos de inscrições de aquistas baixaram do primeiro para o terceiro lugar do ranking nacional, ficando atrás das Caldas de Monchique e das Caldas do Cró.

Durante a conferência de imprensa da candidatura social-democrata, Daniel Martins questionou os números apresentados pela Termalistur e afirmou mesmo, que com esta administração, São Pedro do Sul deixou de ser a capital do termalismo.

Confrontado com as declarações de Daniel Martins em conferência de imprensa, Victor Leal, Presidente do CA da Termalistur, refuta os dados avançados pelo candidato social-democrata e destaca a diferença entre termalismo terapêutico e o número total de aquistas.

Olhando os números disponibilizados, pela Direcção Geral de Geologia e Energia, a leitura dos mesmos, dá para interpretações diversas.

Se olharmos ao universo total de termalistas, o ranking será este

PosiçãoTermasInscriçõesQuota Mercado
CALDAS DE MONCHIQUE23.162

 

17.86 %
CALDAS DO CRÓ18.15913.98 %
SÃO PEDRO DO SUL15.955

 

12.28 %
Caldas de Chaves6.070

 

4.67 %
Longrovia5.543

 

4.26 %

Contudo se analisarmos apenas os termalistas, da cura termal ou o chamado termalismo clássico, São Pedro do Sul, mantém a liderança do mesmo

PosiçãoTermasInscriçõesQuota de Mercado
São Pedro do Sul12.55027.69 %
Caldas de Chaves3.1116.86 %
Caldelas3.0806.79 %
Felgueira2.7476.06 %
Caldas de S. Jorge2.4165.33 %

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.