SP Sul: Site do Municipio em 279º entre os 308 do País, segundo Universidade do Minho





site-spsO site do município de São Pedro do Sul, aparece na 279ª posição, num total de 308 municípios portugueses, segundo um estudo da Universidade do Minho que avaliou as páginas online de todos os municípios portugueses, segundo critérios de conteúdos, acessibilidade, serviços disponíveis e participação.

No ranking global, a página do município sampedrense, consegue ainda assim subir três posições, quando comparados os resultado agora conhecidos, com os dados de 2012. Os resultados agora divulgados, dizem respeito a trabalho efectuado em 2014.

Quando desagregados os dados do estudo, é possível verificar, que na componente tipo e actualização, o sitio do município ocupa a 295ª posição, quando em 2012 estava em 296º lugar.

Já no que concerne ao vector: Acessibilidade, Navegabilidade e facilidade de utilização, a pagina sampedrense, obtêm a 89ª posição, quando em 2012, ocupava o lugar 86 do ranking.

Já no segmento Serviços Online, o sitio do município regista a 286ª melhor posição, quando em 2012 estava no 282º lugar.

Por ultimo, na componente, Participação, o site do Municipio é classificado na 179ª posição, sendo que em 2012 ocupava o lugar 185.

Na região, para além da pagina do Municipio sampedrense, que ocupa a 279ª posição, destaque ainda paras as páginas dos municípios de Castro Daire (258ª), Oliveira de Frades (204º), Viseu (297º) e Vouzela (116º).

Em declarações à Lusa, um dos responsáveis pelo estudo que avaliou o Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais, um estudo realizado a cada dois anos, Luís Miguel Ferreira, explicou que a investigação demonstra um “progresso significativo” mas que ainda há um “enorme caminho a percorrer” principalmente no que toca aos serviços camarários disponíveis online.

Assim, se o sítio na internet da autarquia de Alcochete é o melhor, já o de S. Roque do Pico (Açores) foi o que obteve piores resultados, sendo que, por Nomenclatura das Unidades Territoriais para Fins Estatísticos (NUTS II), a Área Metropolitana de Lisboa lidera a tabela estando o Algarve em último lugar.

“Avaliados todos os websites disponíveis, por critérios de conteúdo, actualização de conteúdos, serviços online, informações sobre o concelho, sobre as reuniões de câmara, entre outros, o sítio na internet da Câmara Municipal de Alcochete é o melhor, é aquele que melhor responde aos desafios actuais”, explicou Luís Miguel Ferreira.

Já por distritos, o estudo da academia minhota aponta o distrito de Setúbal como aquele que tem o melhor desempenho e o dos Açores o pior, sendo que apenas sete distritos apresentam desempenho acima do valor médio (Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Faro, Braga e Vila Real).

Segundo aquele estudo, “há um progresso significativo do desempenho das Câmaras Municipais portuguesas em matéria de presença na Internet, pese embora o facto de haver um enorme caminho a percorrer, nomeadamente ao nível da qualidade das interacções com os munícipes e dos serviços prestados online”.

No ranking global, Alcochete (distrito de Setúbal) é seguido de Arcos de Valdevez (Viana do Castelo) e Sesimbra (Setúbal), mas, se organizada lista pelo critério que engloba o tipo e actualização de conteúdos, o sitio na internet dos municípios de Ribeira Grande (Açores), Arruda dos Vinhos (Lisboa) e Montijo (Lisboa), lideram.

Já quando avaliados pelo critério de Acessibilidade, Navegabilidade e Facilidade de Utilização, Vila Franca de Xira (Lisboa), Valença (Viana do Castelo) e Ponta Delgada (Açores) ocupam os três primeiros lugares.

A UMinho aponta os municipais de Arcos de Valdevez, Alcochete e Mortágua (Viseu) como aqueles que têm uma presença na internet melhor quando avaliados pelo critério de Serviços Disponibilizados online.

O Fundão (Castelo Branco), Vila do Bispo (Faro) e Melgaço (Viana do Castelo) são, dos 308 municípios avaliados, os cujos sítios na internet lideram o ranking quando analisado o critério de Participação Pública.

O estudo que avaliou o Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais pode ser consultado no sitio do Gávea, em http://gavea.dsi.uminho.pt.




Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.