SP Sul: Delegada de saúde esclarece questão das águas do Bioparque





bioparqueNo seguimento das informações que tem vindo a público durante os últimos dias e de forma a esclarecer cabalmente a população e tentar por cobro a um certo clima de suspeitas sobre a qualidade da água da rede de abastecimento do Bioparque, mesmo depois de tornado publico, o resultado das analises de 1 de Agosto, a Lafões Fm, dirigiu à delegada de saúde de São Pedro do Sul, Isabela Almeida um conjunto, de questões sobre o tema, que foram gentilmente respondidas, pela responsável da Autoridade de Saúde Publica em São Pedro do Sul.

LAFOES FM: O serviço Local de Saude Publica de São Pedro do Sul, efectuou, mandou efectuar ou teve conhecimento, que outra entidade tenha efectuado análises às aguas da rede de abastecimento do Bioparque, no passado mês de Julho?
DELEGADA DE SAÚDE: O Serviço Local de Saúde Pública de S. Pedro do Sul, no âmbito da Vigilância Sanitária, efetuou colheitas de água para pesquisa de Legionella nos chuveiros de apoio à piscina e nos chuveiros do parque de campismo do Bioparque no dia 14 de julho de 2016.

LAFOES FM: Se sim, que desconformidades com os parâmetros normais, foram detectadas?
DELEGADA DE SAÚDE: Não houve desconformidades. Nessas análises não foi detetada a bactéria Legionella. O laboratório acrescentou a essa informação que havia apenas a presença de DNA de Legionella, pelo método PCR.

LAFÕES FM: O que esteve efectivamente na origem, da necessidade de substituição dos diversos terminais da rede (torneiras e chuveiros)?
DELEGADA DE SAÚDE: Mesmo perante um resultado negativo entendemos que, como medida cautelar, deveriam proceder ao encerramento apenas dos chuveiros das duas estruturas de lazer e reforçar as medidas de higiene e desinfeção. Os responsáveis do Bioparque entenderam substituir os terminais dos chuveiros. Nada a opor.

LAFOES FM: Existiu em algo momento a suspeita de presença de Legionella? Se sim, o que levou a tal suspeita?
DELEGADA DE SAUDE: Não houve a presença da bactéria Legionella.

LAFOES FM: O Serviço Local de Saude Publica de São Pedro do Sul, pode garantir, que termos de saúde pública é seguro a utilização da rede de água instalada no Bioparque?
DELEGADA DE SAUDE: Depois da intervenção efetuada no Bioparque já tivemos conhecimento dos resultados de novas análises efetuadas no dia 01-08-2016 que continuaram negativos.

Nota: Negritos e sublinhados, foram colocados no texto pela delegada de saúde.


Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.