São Pedro do Sul, acolhe a partir de hoje a conferência Europarc 2017

Conferência Europarc 2017





No ano decretado pelas Nações Unidas como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, a Conferência EUROPARC realiza-se em Portugal, no território das Montanhas Mágicas – Destino Turístico Sustentável premiado com a Carta Europeia de Turismo Sustentável em Áreas Protegidas, desde 2013.

As Montanhas Mágicas localizam-se no centro/norte de Portugal, entre os rios Douro e Vouga, abrangendo as serras da Freita, Arada, Arestal e Montemuro. Da sua vasta área fazem parte os concelhos de Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra, dando diversidade e complementaridade à oferta natural e cultural das Montanhas Mágicas.

As Montanhas Mágicas englobam quatro sítios da Rede Natura 2000 e um geoparque da UNESCO, pautando-se pela oferta de um modelo turístico responsável e sustentável, focado no ecoturismo, no geoturismo e no turismo ativo. A singularidade dos fenómenos geológicos que aqui ocorrem, a notável biodiversidade que alberga, e as particularidades da sua geomorfologia, fazem das Montanhas Mágicas um destino de excelência para a observação e interpretação da natureza e para a realização de inúmeras atividades de desporto e aventura, entre as quais se destacam o rafting, o kayaking, a canoagem, o canyoning, o pedestrianismo e o BTT.

A partir de hoje e até ao próximo dia 10, os participantes, vão analisar as “Novas Vozes, Novas Visões, Novos Valores para as Pessoas e a Natureza na Europa”, com a presença de diversos oradores, workshops e inúmeras oportunidades para interagir com profissionais de áreas protegidas de toda a Europa.

A Conferência EUROPARC é uma iniciativa da Federação EUROPARC e é organizada pela ADRIMAG – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro, Arada e Gralheira – em estreita colaboração com parceiros locais e nacionais.

No contexto do evento, São Pedro do Sul, assume um papel de especial relevo.

Para além dos participantes ficarem hospedados nas Termas de São Pedro do Sul, será também aqui que decorrerá a sessão de abertura do evento, bem como outros momentos importantes da conferência.

Em Declarações à Lafões, o vice-presidente da autarquia sampedrense, Pedro Mouro, fala-nos do enquadramento deste evento e do impacto que o mesmo terá para o concelho, uma vez que estão previstos cerca de 350 participantes, provenientes de mais de 50 nacionalidades.


Pedro Mouro – Conferência Europarc por lafoes



Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.