Leixões elimina Tondela e atinge quartos de final pela primeira vez em oito anos


O Leixões, da II Liga, eliminou ontem o Tondela nos oitavos de final da Taça de Portugal, ao vencer em casa por 2-1 a equipa da principal divisão do futebol nacional.

Chiquinho colocou o Leixões a vencer e Erick repôs igualdade antes do intervalo, logo a abrir a segunda parte Wellington fixou o resultado para os locais que, oito anos e um dia depois, voltam a apura-se para os quartos de final da prova.

Com o Tondela a cedo mostrar que queria o controlo do jogo e a ficar perto de marcar, num pontapé de canto aos 50 segundos, o Leixões adiantou-se no marcador na primeira vez que atirou à baliza.

Aos 22 minutos e aproveitando uma falha de Pica, João Lucas cruzou da esquerda para novo erro no miolo da área do Tondela deixar a bola à mercê do remate vitorioso de Chiquinho.

Contra a corrente do jogo, a equipa de Matosinhos via-se na liderança, condição que Erick (30) não desfez ao rematar para as nuvens e Assis fez prevalecer numa defesa ‘felina’ para a barra a um pontapé livre de Mamadou (35).

Sempre no contra-ataque, o Leixões desperdiçou o 2-0 quando Wei (38) rematou à figura de Cláudio Ramos e pagou o desperdício segundos depois, quando Erick encheu o pé para fazer o empate a passe de Jhon Murillo.

Com queixas no pescoço, o árbitro Manuel Mota foi rendido ao intervalo pelo quarto árbitro Duarte Oliveira.

Com Malele (48) a quase marcar a trinta metros de distância da baliza, o Leixões voltou aos golos numa recarga de Wellington (53) a um primeiro remate de Chiquinho que o guardião defendeu para a frente, selando a eliminatória.

Jogo no Estádio do Mar, em Matosinhos.

Leixões – Tondela, 2-1.

Ao intervalo: 1-1.

Marcadores:

1-0, Chiquinho, 22 minutos.

1-1, Erick, 38.

2-1, Wellington, 53.

 

Equipas:

– Leixões: Assis, André Teixeira, Wellington, Silvério, Belly, Abalo (Rui Cardoso, 80), Salvador, Chiquinho (João Freitas, 86), Wei (Miguel Ângelo, 75), João Lucas e Malele.

(Suplentes: Ricardo Moura, Jorge Silva, Ludovic, Rui Cardoso, Miguel Ângelo, Kikas e João Freitas).

Treinador: Daniel Kenedy.

– Tondela: Cláudio Ramos, David Bruno, Lystcov, Pica, Mamadou, Bruno Monteiro, Claude Gonçalves (Luís Pedro, 67), John Murillo (Hélder Tavares, 76), Miguel Cardoso, Wagner (Zé Turbo, 60) e Erick.

(Suplentes: Ricardo Janota, Luís Pedro, Murilo, Zé Turbo, Hélder Tavares, Rafael Amorim e Alassane Tambe).

Treinador: Petit.

 

Árbitro: Manuel Mota (AF Braga).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Lystcov (28), Wellington (34), Assis (81), Mamadou (90), Belly (90+4) e Miguel Ângelo (90+5).

Assistência: cerca de 800 espetadores.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.