Câmara de Viseu anuncia candidatura para construção de novo quartel de bombeiros


O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, anunciou hoje que a autarquia vai apresentar uma candidatura a fundos comunitários para a construção de um novo quartel para os bombeiros municipais, que ficará localizado junto ao aeródromo.

“Demos aqui hoje um passo muito importante que é a candidatura para o novo quartel dos bombeiros municipais, a construir no Aeródromo. Isto vai permitir que o nosso corpo principal de bombeiros fique lá localizado e que possa ali fazer uma otimização da sua atuação com a Proteção Civil na altura da prevenção de incêndios e durante o ano, já que a aterragem de um avião implica ter o serviço de proteção de incêndios”, alegou.

De acordo com o autarca, a candidatura a fundos comunitários do Portugal 2020 vai ser apresentada até ao final do mês, esperando que esta seja aprovada até final do ano.

“Tendo isto aprovado, lançaremos obra no próximo ano. Estamos a falar de um investimento no valor de 780 mil euros”, acrescentou.

No final da reunião do executivo da Câmara de Viseu, que decorreu ao longo da manhã, Almeida Henriques sublinhou que esta é uma candidatura que reúne consenso e que está validada pela Autoridade Nacional de Proteção Civil.

“Manteremos sempre um piquete na cidade, nas habituais instalações. Aqui ficará sempre um piquete de intervenção rápida, com um efetivo mínimo de emergência de apoio à cidade, quer para incêndios urbanos, quer para sinistros e situações de emergência”, informou.

Almeida Henriques justificou a necessidade desta nova infraestrutura, em virtude de o atual quartel não reunir condições adequadas para poder receber mulheres no corpo de bombeiros.

“Este quartel não tem as condições que deve ter e, se fizermos um segundo concurso em que venhamos admitir bombeiras, não temos condições para poder ter um corpo misto. Nos tempos modernos temos de ter infraestruturas adequadas e, conforme os bombeiros voluntários têm hoje uma percentagem significativa de mulheres bombeiras, isto vai acontecer também com naturalidade nos nossos bombeiros municipais”, evidenciou.

O autarca disse ainda aos jornalistas que, depois da aprovação desta candidatura, a autarquia irá reforçar o número de bombeiros municipais, “até para garantir o piquete na cidade”.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.